quarta-feira, 3 de julho de 2013

Política Nacional de Humanização do SUS.

Política Nacional de Humanização do SUS.
O que é o HumanizaSUS à Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, no Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPES), a PNH conta com um núcleo técnico sediado em Brasília – DF e equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações em saúde. Com a análise dos problemas e dificuldades em cada serviço de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização, a PNH tem sido experimentada em todo o país.
Existe um SUS que dá certo, e dele partem as orientações da PNH, traduzidas em seu método, princípios, diretrizes e dispositivos.
O HumanizaSUS aposta em inovações em saúde, como:
*        Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
*        Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
*        Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
*        Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
*        Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
*        Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
*        Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;
*        Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;
*        Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;
*        Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Princípios
Transversalidade 
A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
                Indissociabilidade entre atenção e gestão 
As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros
 Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos 
Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
Método
O HumanizaSUS, aposta na INCLUSÃO de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.
A comunicação entre esses três atores do SUS provoca movimentos de perturbação e inquietação que a PNH considera o “motor” de mudanças e que também precisam ser incluídos como recursos para a produção de saúde.
Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Mas incluir como?
As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH. Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Incluir usuários e suas redes sócio-familiares nos processos de cuidado é um poderoso recurso para a ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.
Objetivos do HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:
*        Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;
*        Fortalecer iniciativas de humanização existentes;
*        Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;
*        Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
*        Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:
*        Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;
*        Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil;
*        Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.
Na prática, os resultados que queremos são:
*        Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;
*        Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
*        Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;
*        Garantia dos direitos dos usuários;
*        Valorização do trabalho na saúde;
*        Gestão participativa nos serviços.
Formação é intervenção 
Através de cursos e oficinas de formação/intervenção e a partir da discussão dos processos de trabalho, as diretrizes e dispositivos da PNH são vivenciados e reinventados no cotidiano dos serviços de saúde. Em todo o Brasil, os trabalhadores são formados técnica e politicamente e reconhecidos como multiplicadores e apoiadores da PNH, pois são os construtores de novas realidades em saúde e poderão se tornar os futuros formadores da PNH em suas localidades.
Fonte: site do Ministério da Saúde

Como caiu isso em provas passadas??? (todas as assertivas abaixo estão corretas, assim complementamos o teor do resumo acima apresentado e fixamos o conteúdo)
- De  acordo  com  os  princípios  do  Humaniza  SUS,  definidos  pelo  Ministério da  Saúde,  a  transversalidade  trata-se  de  concepções  e  práticas que atravessam  as  diferentes  ações  e  instâncias,  que  aumentam  o  grau  de abertura de comunicação intra e intergrupos. 
Dentre as diretrizes, definidas no Humaniza SUS pelo Ministério da Saúde, está a de adequar os serviços ao ambiente, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho. 
Dentro  da  ótica  da  Política  Nacional  de  Humanização  (Humaniza  SUS), ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos  de  saúde,  priorizando  a  atenção  básica/fundamental  e hospitalar,  com  ênfase  nos  hospitais  de  urgência  e  universitários,  visa  à implantação de novo modelo de saúde. 
Baseado  na  Política  Nacional  de  Humanização  (HumanizaSUS)  do Ministério da Saúde, é correto afirmar que GESTÃO PARTICIPATIVA pode ser  definida  como  a  gestão  centrada  no  trabalho  em  equipe  e  na construção coletiva do planejamento e da execução das ações de saúde. 
Em  consonância  com  a  PNH,  o  acolhimento  expressa  uma  ação  de aproximação. 
A  Política  Nacional  de  Humanização  implantada  pelo  Ministério  da  Saúde em 2003 tem como resultados esperados a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso, a garantia dos direitos dos usuários e o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco. 
 - Em 2004, o Ministério da  Saúde, a partir  de  várias  discussões, na busca de  viabilizar  uma  saúde  digna  para  todos,  com  profissionais comprometidos  com  a  ética  da  saúde  e  com  a  defesa  da  vida,  publica  o Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e da Gestão  da  Saúde.  De  acordo  com  as  diretrizes  do  Humaniza  SUS,  a humanização é uma política transversal, entendida como um conjunto de princípios  e  diretrizes  que  se  traduzem  em  ações  nos  diversos  serviços, nas  práticas  de  saúde  e  nas  instâncias  do  sistema,  caracterizando  uma construção coletiva. 
A  Política  Nacional  de  Humanização  trabalha  para  consolidar  algumas marcas específicas, entre elas, a de reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. 
A  Política  Nacional  de  Humanização  trabalha  para  consolidar  algumas marcas específicas, entre elas, todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais  que  cuidam  de  sua  saúde  e  os  serviços  de  saúde  se responsabilizarão por sua referência territorial. 

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