Política
Nacional de Humanização do SUS.
O que é o HumanizaSUS à Lançada
em 2003, a Política Nacional de
Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços
de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores,
trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de
enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem
atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a
corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários
no cuidado de si.
Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério
da Saúde, no Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPES), a PNH
conta com um núcleo técnico sediado em
Brasília – DF e equipes regionais de apoiadores que se articulam às
secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se
constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar
inovações em saúde. Com a análise dos problemas e dificuldades em cada serviço
de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização, a PNH tem sido experimentada em todo o país.
Existe um SUS que dá certo, e dele partem as
orientações da PNH, traduzidas em seu método, princípios, diretrizes e
dispositivos.
O HumanizaSUS
aposta em inovações em saúde, como:

Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;









Princípios
• Transversalidade
A
Política Nacional de Humanização deve se fazer
presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS.
A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau
de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento
e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar
é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem
conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes
podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
•
Indissociabilidade entre atenção e gestão
As
decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como
funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde,
assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas
organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado
e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de
saúde. O usuário e sua
rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos
tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a
daqueles que lhes são caros.
• Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia
dos sujeitos e coletivos
Qualquer
mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da
autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades.
Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as
mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado
reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva
sua atuação na produção de saúde.
Método
O
HumanizaSUS, aposta na INCLUSÃO de trabalhadores, usuários
e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.
A comunicação entre esses três atores do SUS provoca movimentos de perturbação e inquietação que a PNH considera o “motor” de mudanças e que também precisam ser incluídos como recursos para a produção de saúde.
Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
A comunicação entre esses três atores do SUS provoca movimentos de perturbação e inquietação que a PNH considera o “motor” de mudanças e que também precisam ser incluídos como recursos para a produção de saúde.
Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Mas incluir como?
As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das
diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das
orientações da PNH. Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que
eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes
ativos das mudanças no serviço de saúde. Incluir usuários e suas redes
sócio-familiares nos processos de cuidado é um poderoso recurso para a
ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.
Objetivos
do HumanizaSUS
A
Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como
propósitos:





Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:



Na prática, os resultados que
queremos são:






Formação é intervenção
Através
de cursos e oficinas de formação/intervenção e a partir da discussão dos
processos de trabalho, as diretrizes e dispositivos da PNH são vivenciados e
reinventados no cotidiano dos serviços de saúde. Em todo o Brasil, os
trabalhadores são formados técnica e politicamente e reconhecidos como
multiplicadores e apoiadores da PNH, pois são os construtores de novas
realidades em saúde e poderão se tornar os futuros formadores da PNH em suas
localidades.
Fonte: site do Ministério da Saúde
Como caiu isso em provas passadas??? (todas as assertivas abaixo estão corretas, assim complementamos o teor do resumo acima apresentado e fixamos o conteúdo)
- De acordo com os princípios do Humaniza SUS, definidos pelo Ministério da Saúde, a transversalidade trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura de comunicação intra e intergrupos.
- Dentre as diretrizes, definidas no Humaniza SUS pelo Ministério da Saúde, está a de adequar os serviços ao ambiente, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho.
- Dentro da ótica da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários, visa à implantação de novo modelo de saúde.
- Baseado na Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) do Ministério da Saúde, é correto afirmar que GESTÃO PARTICIPATIVA pode ser definida como a gestão centrada no trabalho em equipe e na construção coletiva do planejamento e da execução das ações de saúde.
- Em consonância com a PNH, o acolhimento expressa uma ação de aproximação.
- A Política Nacional de Humanização implantada pelo Ministério da Saúde em 2003 tem como resultados esperados a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso, a garantia dos direitos dos usuários e o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco.
- Em 2004, o Ministério da Saúde, a partir de várias discussões, na busca de viabilizar uma saúde digna para todos, com profissionais comprometidos com a ética da saúde e com a defesa da vida, publica o Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e da Gestão da Saúde. De acordo com as diretrizes do Humaniza SUS, a humanização é uma política transversal, entendida como um conjunto de princípios e diretrizes que se traduzem em ações nos diversos serviços, nas práticas de saúde e nas instâncias do sistema, caracterizando uma construção coletiva.
- A Política Nacional de Humanização trabalha para consolidar algumas marcas específicas, entre elas, a de reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.
- A Política Nacional de Humanização trabalha para consolidar algumas marcas específicas, entre elas, todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.
Fonte: site do Ministério da Saúde
Como caiu isso em provas passadas??? (todas as assertivas abaixo estão corretas, assim complementamos o teor do resumo acima apresentado e fixamos o conteúdo)
- De acordo com os princípios do Humaniza SUS, definidos pelo Ministério da Saúde, a transversalidade trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura de comunicação intra e intergrupos.
- Dentre as diretrizes, definidas no Humaniza SUS pelo Ministério da Saúde, está a de adequar os serviços ao ambiente, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho.
- Dentro da ótica da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários, visa à implantação de novo modelo de saúde.
- Baseado na Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) do Ministério da Saúde, é correto afirmar que GESTÃO PARTICIPATIVA pode ser definida como a gestão centrada no trabalho em equipe e na construção coletiva do planejamento e da execução das ações de saúde.
- Em consonância com a PNH, o acolhimento expressa uma ação de aproximação.
- A Política Nacional de Humanização implantada pelo Ministério da Saúde em 2003 tem como resultados esperados a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso, a garantia dos direitos dos usuários e o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco.
- Em 2004, o Ministério da Saúde, a partir de várias discussões, na busca de viabilizar uma saúde digna para todos, com profissionais comprometidos com a ética da saúde e com a defesa da vida, publica o Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e da Gestão da Saúde. De acordo com as diretrizes do Humaniza SUS, a humanização é uma política transversal, entendida como um conjunto de princípios e diretrizes que se traduzem em ações nos diversos serviços, nas práticas de saúde e nas instâncias do sistema, caracterizando uma construção coletiva.
- A Política Nacional de Humanização trabalha para consolidar algumas marcas específicas, entre elas, a de reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.
- A Política Nacional de Humanização trabalha para consolidar algumas marcas específicas, entre elas, todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.
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